Caso deseje um passo a passo descritivo sobre o cadastro e gerenciamento de centro de custo, siga as orientações abaixo:
O Centro de Custo refere-se a um departamento dentro de uma empresa a que custos podem ser alocados, como por exemplo, Administrativo, Comercial, Financeiro, Estoque, etc.
No item Filtros, clique no botão Novo Centro de Custo.
Ao clicar no botão Novo Centro de Custo, será aberto uma modal, sendo necessário preencher as seguintes informações:
1 - Descrição do Centro de Custo: Neste campo é necessário preencher uma descrição para o centro de custo.
2 - Tipo: Neste campo é necessário selecionar o tipo do centro de custo. Existem as seguintes opções:
Sintético: Centro de Custo Agrupador
Analítico: Centro de Custo que se refere ao Sintético
Exemplo: Sintético - Estoque / Analíticos - Almoxarifado, Carga e Descarga, etc.
3 - Centro de Custo Agrupador: Neste campo é possível selecionar o centro de custo sintético, caso esteja cadastrando um centro de custo analítico.
4 - Código: Neste campo é necessário informar um código para o centro de custo.
5 - Exibir o Centro de Custo em: Neste campo é possível selecionar em quais áreas do sistema poderá ser utilizado esse centro de custo.
Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial de Gerenciamento de Centro de Custo.
GERENCIAMENTO DE CENTRO DE CUSTO
Para realizar o gerenciamento de centro de custo, acesse Financeiro > Cadastros > Centro de Custo.
No item Filtros, é possível realizar a pesquisa através das seguintes opções:
Cadastro ativos, inativos ou ambos
Locais onde o centro de custo poderá ser utilizado (Contas a pagar, contas a receber, estoque ou todos)
Descrição do Centro de Custo
Código
Centro de Custo Agrupador
Tipo
Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todos os centros de custos cadastrados. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.
Ao clicar no botão Limpar Filtros, é possível limpar os filtros preenchidos de forma rápida.
Ao realizar uma pesquisa, na coluna Ações, é possível realizar as seguintes opções:
Editar o cadastro do centro de custo através do ícone
Excluir o cadastro do centro de custo através do ícone
Verificar nome do usuário, data e horário da inclusão daquele centro de custo através do ícone
Na coluna Status, é apresentado o status do cadastro do centro de custo, sendo possível ativar ou inativar ao clicar em cima do ícone. Existem as seguintes opções:
: Cadastro Ativo
: Cadastro Inativo
Nas colunas a seguir, são apresentadas as seguintes informações do cadastro do centro de custo:
Código
Descrição do Centro de Custo
Tipo
Local de utilização: Conta a Pagar, Conta a Receber e Estoque