Dashboard Inadimplência (Painel Gerencial)

Dashboard Inadimplência (Painel Gerencial)

Para acessar o dashboard, acesse Inadimplência > Dashboard.

 

O Dashboard é um painel gerencial para exibição de informações, onde será possível visualizar todas as informações de contas vencidas de clientes e realizar a análise periódica de inadimplência/régua de inadimplência. 

Através do módulo Inadimplência, é possível verificar quais são os clientes que estão inadimplentes de acordo com as informações que estão no módulo Financeiro. A inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida até a data de vencimento, e vários fatores podem levar ao consumidor a inadimplência como por exemplo:

  • Pessoa Física: Perda inesperada de um emprego, atrasos de salário, despesas com saúde, etc.

  • Pessoa Jurídica: Crise econômica, atraso do pagamento de seus clientes gerando dificuldades, etc.

 

No item Filtros, é possível realizar a pesquisa através do período das réguas cadastradas. Ao selecionar a(s) opção(s) desejada clique em Gerar análise.

 

 

Ao clicar no botão “Gerar análise”, é habilitado o botão Relatórios.

 

 

Ao passar o mouse por cima do botão Relatórios, é possível gerar relatórios em planilhas. Existem as seguintes opções de relatórios:


  • Planilha Régua Individual

  • Planilha Régua Acumulada



Ao realizar uma pesquisa, em Resultado da Pesquisa, é apresentado dois tipos de análises:


  • Régua Individual

  • Régua Acumulada



Na análise da Régua Individual, é possível visualizar as informações de uma forma mais operacional, onde qualquer pessoa que ingresse agora na empresa, por exemplo, poderá visualizar como está a questão de inadimplentes da empresa, o que deverá ser feito de ação com cada cliente, etc.

Na imagem a seguir estão sendo apresentadas as seguintes informações:


  • Régua em dias

  • Data de Apuração

  • Cliente:

    • Número Clientes

    • %INC: Porcentagem de clientes inadimplentes por régua em relação ao total de clientes inadimplentes.

    • %INTC: Porcentagem de clientes inadimplentes por régua em relação ao número total de clientes ativos.

  • Parcelas Vencidas:

    • Número Parcelas

    • Valor Período: é apresentado o valor total que deveria ser recebido no período apresentado na coluna de data de apuração.

    • Valor Devido: é apresentado o valor total a receber no período apresentado na coluna de data de apuração.

    • %INV: Porcentagem do valor devido por régua em relação ao Valor Devido Total.

    • %INVP: Porcentagem do valor devido por régua em relação ao valor que deveria ser arrecadado no período da régua.

    • %INTV: Porcentagem do valor devido por régua em relação ao Valor Período (Valor arrecadado no período pesquisado).

  • Ação



Ao clicar no número informado na coluna Número Clientes, será possível visualizar o nome e CPF/CNPJ do cliente que está inadimplente, quantos dias ele está em atraso, o valor devido, data de vencimento, telefone, e-mail e ainda poderá realizar o envio de e-mail de cobrança ao clicar na carta contida na coluna Ação.


Observações:

  • Caso possua mais de um cliente na lista ao clicar em Número Clientes, será possível realizar o envio do e-mail de cobrança em lote.

  • Caso o cliente possua mais 1 conta em atraso, ao clicar no Número Clientes, será apresentado o valor total da dívida para que todas as contas sejam negociadas juntamente e a data de vencimento apresentada será da conta que está mais atrasada conforme a quantidade de dias informados na régua cadastrada.

  • O cliente será apresentado em apenas uma régua conforme a data de vencimento de sua conta mais antiga, por exemplo, tem uma régua cadastrada de 1 a 5 dias e outra de 6 a 15 dias, o cliente possui uma conta em atraso há 14 dias e outra conta em atraso há 3 dias, então nesse caso ele será apresentado na régua de 6 a 15 dias.

  • Ao clicar no ícone será possível realizar o envio do e-mail de cobrança para o cliente.

  • Ao selecionar os clientes e clicar no botão E-mail em lote, será possível realizar o envio do e-mail de cobrança para vários clientes ao mesmo tempo.



Ao realizar uma pesquisa, no item Totalizadores, é apresentado os seguintes valores em relação aos clientes inadimplentes:


  • Data inicial de apuração

  • Data final de apuração

  • Quantidade de clientes

  • Quantidade de parcelas

  • Valor Período

  • Valor Devido

  • Valor Corrigido

  • Valor Diferença



No item Totalizador Geral é apresentado o valor total acumulado do ano de inadimplentes.



Na análise da Régua Acumulada, é possível visualizar as informações de uma forma mais gerencial, utilizada para verificar como está a empresa, o que ainda não foi quitado, como isso está impactando na operação. É uma visualização mais simplificada, onde não será possível visualizar as informações específicas dos clientes, porém será apresentado como um todo as informações necessárias para análise.

Na imagem a seguir estão sendo apresentadas as seguintes informações:


  • Régua

  • Data de Apuração

  • Valor Período Acumulado

  • Valor Devido Acumulado

  • %INVA: Porcentagem acumulada do valor devido por régua em relação ao valor total devido.

  • %INVPA: Porcentagem acumulada de valor devido por régua em relação ao valor que deveria ser arrecadado no período por régua.

  • %INVTA: Porcentagem acumulada do valor devido por régua em relação ao valor que deveria ser arrecadado no período da régua.


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