Para acessar o vídeo explicativo completo sobre Nota Fiscal Eletrônica clique no botão abaixo:
No sistema Totalerp, acesse o módulo NF-e > Cadastros > Natureza Operação > Nova natureza da operação, conforme a imagem abaixo.
Realizando os passos mencionados acima, você irá visualizar a tela de cadastro de natureza de operação:
Abaixo é apresentado cada função destacada na tela:
1 – Tipo: Selecione o tipo de operação entre as duas opções:
Entrada: Quando for uma operação de entrada de produtos, por exemplo, entrada de produto após exposição.
Saída: Quando for uma operação de saída de produtos, por exemplo, envio de mercadoria para exposição.
2 – Módulo: A natureza da operação é aplicada a outros documentos fiscais, porém, nesse tutorial só iremos abordar o cadastro para NF-e, então deixe a opção Nota Fiscal selecionada.
3 - Utilizar o preço de custo geral do produto na NF-e: Deixe essa opção selecionada nos casos de natureza da operação de transferência de mercadoria entre matriz e filial ou entre filiais, pois ao selecionar essa opção o sistema irá utilizar o valor de custo do produto, ao invés do valor de venda.
4 – Descrição do documento fiscal: Informe nesse campo a descrição que irá aparecer na DANFE da NF-e. Descrição da configuração fiscal: Informe nesse campo a descrição que irá aparecer para você selecionar no momento de emitir a NF-e. Existem dois campos de descrição, pois há casos das descrições das naturezas da operação serem iguais, porém a configuração fiscal é diferente. Por exemplo, você pode informar como venda interestadual para aparecer na DANFE da NF-e, porém, pode haver tributação diferente para cada estado, então você utiliza a descrição da configuração fiscal para diferenciar e facilitar a sua escolha.
5 – Configuração de imposto: Existem dois botões de ação na configuração de imposto, são eles:
Adicionar: Ao clicar nesse botão o sistema irá apresentar uma janela (conforme a imagem abaixo) para inserir as informações tributárias que sua contabilidade encaminhou.
Ao realizar o preenchimento de todos os campos de acordo com a sua necessidade nota fiscal de remessa, deve clicar em Salvar e o sistema irá apresentar como opção a natureza da operação criada.
Forma de pagamento Sem Pagamento
Após o cadastro da Natureza de operação específica para o uso conforme a necessidade de remessa devemos incluir uma forma de pagamento onde não haverá cobrança para NF-e. Para isso é necessário incluir forma de pagamento, Sem Pagamento.
Acesse NF-e > Cadastros > Forma de pagamento > Nova forma de Pagamento/Recebimento
1 - Selecione em Tipo de Pagamento as opção de Sem Pagamento.
2 - Informar em Descrição SEM PAGAMENTO.
3 - Salvar.
Após salvar, pode voltar na nota fiscal e realizar a emissão realizando o processo normal de emissão da nota fiscal apenas mudando os pontos abordados nesse passo a passo no tipo de pagamento, sem pagamento, e natureza de operação com a natureza de operação de remessa.