Como emitir NF-e de Saída/Entrada de simples remessa

Como emitir NF-e de Saída/Entrada de simples remessa

Para acessar o vídeo explicativo completo sobre Nota Fiscal Eletrônica clique no botão abaixo:


Caso queira saber especificamente sobre emissão de NF-e de saída/entrada de simples remessa veja o artigo abaixo.

Aviso: Para cada caso de emissão é necessário confirmar com a sua assessoria contábil qual o CFOP correto para os vários tipos de emissões de nota fiscal de remessa.


Natureza da operação é a forma de identificar na NF-e qual é a operação que está sendo realizada, ou seja, você identifica se a NF-e emitida é de venda, compra, devolução e remessa.

No sistema Totalerp, acesse o módulo NF-e > Cadastros > Natureza Operação > Nova natureza da operação, conforme a imagem abaixo.


Realizando os passos mencionados acima, você irá visualizar a tela de cadastro de natureza de operação:



Abaixo é apresentado cada função destacada na tela:

1 – Tipo: Selecione o tipo de operação entre as duas opções:

  • Entrada: Quando for uma operação de entrada de produtos, por exemplo, entrada de produto após exposição.

  • Saída: Quando for uma operação de saída de produtos, por exemplo, envio de mercadoria para exposição.

2 – Módulo: A natureza da operação é aplicada a outros documentos fiscais, porém, nesse tutorial só iremos abordar o cadastro para NF-e, então deixe a opção Nota Fiscal selecionada.

3 - Utilizar o preço de custo geral do produto na NF-e: Deixe essa opção selecionada nos casos de natureza da operação de transferência de mercadoria entre matriz e filial ou entre filiais, pois ao selecionar essa opção o sistema irá utilizar o valor de custo do produto, ao invés do valor de venda.

4 – Descrição do documento fiscal: Informe nesse campo a descrição que irá aparecer na DANFE da NF-e. Descrição da configuração fiscal: Informe nesse campo a descrição que irá aparecer para você selecionar no momento de emitir a NF-e. Existem dois campos de descrição, pois há casos das descrições das naturezas da operação serem iguais, porém a configuração fiscal é diferente. Por exemplo, você pode informar como venda interestadual para aparecer na DANFE da NF-e, porém, pode haver tributação diferente para cada estado, então você utiliza a descrição da configuração fiscal para diferenciar e facilitar a sua escolha.

5 – Configuração de imposto: Existem dois botões de ação na configuração de imposto, são eles:

  • Adicionar: Ao clicar nesse botão o sistema irá apresentar uma janela (conforme a imagem abaixo) para inserir as informações tributárias que sua contabilidade encaminhou.


Ao realizar o preenchimento de todos os campos de acordo com a sua necessidade nota fiscal de remessa, deve clicar em Salvar e o sistema irá apresentar como opção a natureza da operação criada.


Forma de pagamento Sem Pagamento


Após o cadastro da Natureza de operação específica para o uso conforme a necessidade de remessa devemos incluir uma forma de pagamento onde não haverá cobrança para NF-e. Para isso é necessário incluir forma de pagamento, Sem Pagamento.


Acesse NF-e > Cadastros > Forma de pagamento > Nova forma de Pagamento/Recebimento



1 - Selecione em Tipo de Pagamento as opção de Sem Pagamento.

2 - Informar em Descrição SEM PAGAMENTO.

3 - Salvar.


Após salvar, pode voltar na nota fiscal e realizar a emissão realizando o processo normal de emissão da nota fiscal apenas mudando os pontos abordados nesse passo a passo no tipo de pagamento, sem pagamento, e natureza de operação com a natureza de operação de remessa.


Para acessar o vídeo explicativo completo sobre NF-e no TotalERP clique aqui!

    • Related Articles

    • 18 - Balanço de Estoque - Relatório Entrada | Saída

      Para obter esse relatório acesse Estoque > Movimentação > Balanço de estoque, em seguida preencha os filtros de pesquisa como desejar e clique no botão pesquisar. Em seguida você pode obter um relatório do resultado pesquisado clicando em Relatórios ...
    • Como emitir NF-e de faturamento e remessa

      Para acessar o vídeo explicativo completo sobre Nota Fiscal Eletrônica clique no botão abaixo: Vídeo: Emissão de NF-e Caso queira saber especificamente sobre a emissão de NF-e de faturamento e remessa veja o artigo abaixo. As notas fiscais ...
    • Como emitir NF-e de saída

      Para acessar o vídeo explicativo completo sobre Nota Fiscal Eletrônica clique no botão abaixo: Vídeo: Emissão de NF-e Caso deseje saber especificamente sobre emissão de uma NF-e de saída veja o artigo abaixo. Para emitir uma nota fiscal eletrônica de ...
    • Como emitir CT-e simples

      Para acessar o vídeo explicativo completo sobre emissão de CT-e clique no botão abaixo: Vídeo: Emissão de CT-e Caso queira saber como emitir um CT-e simples veja o artigo abaixoAcesse o TotalERP para realizar a emissão do CT-e, após isso clique no ...
    • Como emitir NF-e Complementar

      Para acessar o vídeo explicativo completo sobre Nota Fiscal Eletrônica clique no botão abaixo: Vídeo: Emissão de NF-e Caso deseje saber especificamente sobre emissão de uma NF-e Complementar veja o artigo abaixo. A nota fiscal complementar é ...