As funções de hierarquização são utilizadas em nosso sistema para organizar o acesso a visualização de informações a partir de níveis de acesso dos usuários.
Nesse artigo, falaremos sobre a Hierarquização de Pedidos do módulo comercial, como funciona, como ativar e desativar essa função e como isso pode influenciar sua gestão.
A hierarquização de pedidos pode ser usada em sua empresa em situações onde se deseja que pessoas do mesmo grupo não possam ver as vendas criadas umas pelas outras, mas todos os usuários de grupos de nível acima deles possam.
Por exemplo: Em minha empresa possuímos o grupo Comercial com nossos vendedores e o grupo Gerente Comercial com o gerente de vendas que se encontra no nível acima do grupo Comercial.
Com isso, quando os membros do grupo Comercial gerarem uma venda, além do membro que gerou a venda, as únicas outras pessoas que poderão visualizar este pedido serão as pessoas pertencentes a um grupo acima do comercial, no caso o Gerente Comercial.
Note que os vendedores não poderão visualizar as vendas uns dos outros.
Dentro de nosso sistema temos os Grupos de Permissão, eles são formas de definirmos limites sobre o que cada usuário pode acessar dentro do sistema, por exemplo, eu posso definir que apenas as pessoas do grupo Comercial terão acesso ao módulo comercial e permissão para realizar vendas. Nesse mesmo setor de criação de grupo podemos definir a nossa “escada” de hierarquização.
Para saber mais sobre cadastro de grupos de permissões clique aqui!
Para ativar ou desativar a hierarquização de pedidos acesse (1) Administrativo > (2) Minha Empresa > (3) Configurações. Com isso será apresentado alguma opções, entre elas se encontra a de (4) Hierarquização de pedido como mostra a imagem abaixo:
Caso essa opção esteja marcada, a Hierarquização de Pedidos estará ativa em seu sistema, dessa forma os usuários só podem ver as próprias vendas ou as vendas de usuários de grupos abaixo do seus. Caso essa opção esteja desmarcada, os usuários do sistema poderão ver as vendas um dos outros.
Nunca se esqueça que ao realizar uma alteração em campos localizados no Minha Empresa é sempre necessário clicar em salvar e em seguida sair do sistema e entrar novamente para as mudanças serem aplicadas.