Emitindo um MDF-e

Emitindo um MDF-e

Acesse o Totalerp para realizar a emissão do MDF-e, após isso clique no módulo MDF-e > Novo MDF-e.
Ao clicar no Novo MDF-e, siga os passos abaixo para realizar o preenchimento.
No item Informações ANTT, preencha os seguintes campos:



1 – RNTRC: 
Informe nesse campo o número do RNTRC da sua empresa, caso você não saiba o número do RNTRC da sua empresa, clique aqui para ver o tutorial.
2 – Adicionar contratante manifesto (Tomador): Ao clicar nesse botão o sistema irá apresentar campos para informar o tomador do serviço que foi informado no CT-e que será incluído no MDF-e.



Nos itens referente aos municípios, preencha os seguintes campos:



1 – Municípios carregamento: 
Selecione qual(is) município(s) que será realizado o carregamento da carga transportada. Ao selecionar, clique no botão Adicionar.
2 – Município descarregamento: Selecione qual(is) município(s) que será realizado a entrega da carga transportada. Ao selecionar, clique no botão Adicionar.
3 – UFs Percurso: Informe em quais UFs o veículo irá passar para entregar a carga, por exemplo, se o município de carregamento é Curitiba – PR e o município de descarregamento é Rio de Janeiro – RJ, a UF de percurso que deverá ser informada é SP, pois ela é a UF que fica entre os estados do municípios de carregamento e descarregamento. O sistema faz uma sugestão de percurso, caso a sugestão é igual ao percurso que o veículo irá passar, então é só clicar em Adicionar.

Ao realizar o preenchimento dos campos na aba Dados, clique na aba Rodoviário.



1 – Veículo de tração: 
Caso tenha realizado o cadastro do veículo antes da emissão do MDF-e, é só realizar a pesquisa digitando a placa do veículo. Porém, caso não tenha feito o cadastro, é possível realizar a inclusão manualmente do veículo logo abaixo.
2 – Proprietário: Se o veículo informado for de propriedade da empresa que está emitindo o MDF-e, deixe a opção Sim marcada, porém, se for de propriedade de terceiro, selecione a opção Não e preencha os campos solicitados.
3 – Reboque: Para informar o reboque no MDF-e é necessário ter realizado o cadastro prévio.

Ao preencher essas informações, é necessário realizar a inclusão do Condutor.


Se o condutor já estiver cadastrado no sistema, é só realizar a busca pelo nome ou CPF, lembrando que o cadastro deve ser feito em 
Administrativo > Gerenciar Pessoa > Nova Pessoa. Porém, se ainda não foi feito, é só clicar no botão Adicionar motorista não cadastrado e informar o nome e CPF do mesmo.

Após preencher a informação do condutor, siga para os passos abaixo:



1 – Pedágio:
 É possível detalhar no MDF-e as informações do pedágio.
2 – Informações do pagamento do frete: É possível detalhar como será realizado o pagamento do frete.
3 – CIOT: Caso a operação de transporte inclua a emissão do CIOT, será necessário realizar a emissão do mesmo e informar no MDF-e, se o CIOT foi emitido no Totalerp, é só clicar no botão Pesquisar CIOT e selecionar o CIOT.

Após preencher todos os campos necessários, clique na aba 
Informações dos documentos.

No item Informações da carga é necessário preencher somente os seguintes campos:


1 – Tipo da carga: 
Selecione o tipo da carga de acordo com que está sendo transportado.
2 – Produto predominante: Informe qual é o produto predominante da carga transportada.
3 – CEP: Informe o CEP de carregamento.
4 – CEP: Informe o CEP de descarregamento.
5 – Conhecimento de transporte: Insira o CT-e referente ao transporte, se o CT-e foi emitido no Totalerp é só clicar no botão Pesquisar CT-e e selecionar.
6 – Totalizadores: O sistema irá pegar as informações do CT-e e apresentar as informações dos totalizadores.
7 – Lacre: É possível inserir a numeração do lacre da carga no MDF-e.

Após preencher todos os campos necessários, clique na aba 
Informações seguradora.



As informações da seguradora são obrigatórias para a emissão do MDF-e, caso você possua o módulo de integração com a seguradora no seu sistema, será possível averbar os CT-es emitidos e ao selecioná-los no MDF-e, o sistema irá carregar automaticamente os dados da seguradora. Porém, caso não tenha o módulo, será necessário preencher manualmente essa informação.

Após preencher todos os campos necessários, clique na aba 
Informações adicionais.



Nessa aba é possível inserir observações que irão aparecer na DAMDFE, além disso, é possível informar um CPF ou CNPJ para autorizar o download do XML no portal do SEFAZ, para realizar esse procedimento é só clicar no botão 
Adicionar no item Autorizados para download do XML do DF-e.

Após preencher todos os campos obrigatórios é só clicar no botão 
Salvar e o sistema irá habilitar a opção de Pré-visualizar DAMDF-e, após validar que todas as informações foram inseridas corretamente, é só clicar no botão Transmitir e aguardar a validação do SEFAZ.


    • Related Articles

    • Emitindo um CT-e simples

      Acesse o Totalerp para realizar a emissão do CT-e, após isso clique no módulo CT-e > Novo CT-e Simples. Com o CT-e Simples é possível realizar a emissão somente dos CT-es com o Tipo de Serviço como Normal e a Finalidade da emissão também deve ser ...
    • Emitindo um CT-e completo

      Acesse o Totalerp para realizar a emissão do CT-e, após isso clique no módulo CT-e > Novo CT-e Completo. Nessa opção de emissão, todos os campos que são possíveis de preencher são apresentados. Ao clicar no Novo CT-e Completo o sistema apresenta a ...
    • Gerenciamento de MDF-e

      Para realizar o gerenciamento dos MDF-es emitidos no sistema Totalerp, acesso MDF-e > Gerenciar MDF-e, conforme os passos abaixo: Ao seguir os passos acima, você irá chegar em uma tela de cadastro como essa: Através do Gerenciar MDF-e, é possível ...
    • Emitindo uma NF-e de entrada

      Para emitir uma nota fiscal eletrônica de entrada, é necessário acessar o sistema Totalerp. Após isso, clique em NF-e > Nova NF-e. O preenchimento da NF-e de entrada é muito parecido com o preenchimento da emissão da NF-e normal. Abaixo, ...
    • Emitindo uma NF-e de devolução

      Para emitir uma nota fiscal eletrônica de devolução, é necessário acessar o sistema Totalerp. Após isso, clique em NF-e > Nova NF-e. O preenchimento da NF-e de devolução é muito parecido com o preenchimento da emissão da NF-e normal. Abaixo, ...