Abaixo é apresentado cada função que foi destacada na imagem acima da aba Dados CT-e:
1 – Natureza da operação: Selecione a natureza da operação de anulação de valores, caso não possua, será necessário realizar o cadastro e solicitar a sua contabilidade as informações tributárias e o CFOP de anulação para CT-e.
2 – Finalidade de emissão: Nesse campo selecione a 3ª opção, 2 – CT-e de Anulação de Valores.
3 – Local de emissão do CT-e: Selecione nesse campo o município que está no CT-e que foi emitido errado.
4 – Local de inicio da prestação: Selecione nesse campo o município que está no CT-e que foi emitido errado.
5 – Local de término da prestação: Selecione nesse campo o município que está no CT-e que foi emitido errado.
Ao clicar na aba Tomador o sistema apresenta as seguintes informações:
Nessa tela é apresentada a opção para selecionar o tomador do serviço. O tomador do serviço é o responsável pelo pagamento do seu serviço, selecione de acordo com o CT-e que foi emitido errado.
Ao clicar na aba Remetente o sistema apresenta as seguintes informações:
Na aba Remetente informe os dados exatamente igual ao CT-e emitido errado.
Ao clicar na aba Destinatário o sistema apresenta as seguintes informações:
Na aba Destinatário informe os dados exatamente igual ao CT-e emitido errado.
Obs.: Caso possua expedidor e recebedor, eles devem ser informados exatamente iguais ao CT-e emitido com erro.
1 – Valores da prestação de serviço: Informe no campo Valor do Frete o valor que foi negociado com o seu cliente para realizar o transporte da mercadoria, ao inserir o valor, clique com o mouse em qualquer parte da tela, dessa forma o sistema irá replicar o mesmo valor para os campos Valor Total da Prestação de Serviço e Valor a Receber. Deverá ser informado o valor inserido no CT-e emitido errado.
2 – Componentes dos valores da prestação de serviço: Nesse item, por padrão é apresentado o componente FRETE VALOR, porém, caso queira detalhar com mais valores referente ao frete clique no botão Adicionar Componente, esse valor será adicionado nos campos Valor total da prestação de serviço e Valor a receber. Deverá ser informado o valor inserido no CT-e emitido errado.
3 – Informações relativas aos impostos: Nesse campo, o sistema irá replicar o que foi configurado na natureza da operação, porém, se for necessário, é possível fazer na emissão do CT-e. Deverá ser informado o valor inserido no CT-e emitido errado.
Ao clicar na aba CT-e Outros > CT-e de anulação de valores o sistema apresenta as seguintes informações:
Abaixo é apresentado cada função que foi destacada na imagem acima da aba CT-e Outros > CT-e de anulação de valores:
1 – Chave de acesso do CT-e a ser anulado: Clique na lupa e selecione o CT-e que será anulado, ou seja, o CT-e que está autorizado e emitido com erro.
2 – Data de emissão da declaração do tomador não contribuinte do ICMS: Informe a data que o tomador informado no CT-e com erro realizou o evento de desacordo.
Ao clicar na aba Dados complementares o sistema apresenta as seguintes informações:
Na aba de Observações é possível inserir informações adicionais sobre o frete que está sendo feito. Existe a possibilidade de deixar salvo no sistema um texto padrão e durante a emissão somente selecionar, para realizar esse procedimento é só clicar em Pesquisar Observações, caso não tenha nenhum cadastrado é só ir em Administrativo > Cadastros > Observações > Nova Observação.
Após preencher todos os campos obrigatórios mencionados, clique no botão Salvar, dessa forma fica gravado no sistema o CT-e e habilita a opção de Pré-visualizar DACTE, ao clicar nesse botão, é possível ter uma prévia da DACTE que será autorizada. Após validar e ver que está tudo certo, é só clicar no botão Transmitir e aguardar o SEFAZ processar o CT-e.