Erro 999 na NF-e: Causas e Como Resolver

Rejeição 999 - Erro não catalogado

Causa

Esse problema na maioria das vezes ocorre por alguma falha, indisponibilidade ou intermitência na Sefaz. O motivo "999" é um retorno genérico para uma falha que não possui uma mensagem padrão mapeada, ou para exceções e falhas na Aplicação da Sefaz. Normalmente esse retorno acaba por indicar que a Sefaz está indisponível ou se ficará indisponível em breve.

Não há uma situação específica para a ocorrência dessa rejeição.

Veja regra de validação da Sefaz:



Como Resolver


Nessa situação, deve-se acionar a Sefaz para verificar o motivo do problema. Outra alternativa é aguardar a normalização, pois em quase todos os casos, a mesma NF-e que foi rejeitada pelo motivo "999 - Erro não catalogado", ao ser reenviada à Sefaz, é autorizada.

Caso seja confirmado ser um uma indisponibilidade da Sefaz, o sistema irá ativar a contingência para a emissão das NF-es.
Nos casos onde for reenviar as NF-e no sistema é recomendável acionar o suporte técnico para acompanhamento da situação. 

Algumas Secretarias da Fazenda de alguns Estados, nesse mesmo retorno, informam uma mensagem de erro adicional, como pode ser observado na regra de validação da Sefaz, mas poucas implementam essa orientação.

Referência


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